Sociedade Teosófica de Adyar

A Sociedade Teosófica é uma instituição mundial fundada a 17 de novembro de 1875, em Nova Iorque, por Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott. Tem a sua sede internacional em Adyar, Chennai, na Índia, onde permanece desde 1882.

O seu primeiro e principal objetivo é a formação de um núcleo de Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor, baseado na conceção de que a vida, em todas as suas formas, é indivisivelmente uma.

Missão e Objetivos

A missão da Sociedade Teosófica é servir a humanidade, cultivando uma compreensão cada vez mais profunda da Sabedoria Eterna, da autotransformação espiritual e da unidade de toda a vida.

Os três objetivos que orientam o seu trabalho são:

  • Formar um núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade, sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor;
  • Encorajar o estudo comparado das religiões, das filosofias e das ciências;
  • Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.

Evolução da Formulação dos Objetivos

1875

Os objetivos da sociedade são reunir e difundir o conhecimento das leis que governam o universo.

"O ponto Fraternidade no futuro programa da Sociedade não foi, portanto, pensado; mais tarde, porém, quando a nossa esfera de influência se alargou, ao ponto de nos levar a estabelecer relações com os Asiáticos, e com as suas religiões e os seus sistemas sociais, esse ponto tornou-se uma necessidade e, de facto, a pedra angular do nosso edifício. A Sociedade Teosófica foi uma evolução, e não uma criação planeada, no plano visível."

Henry Olcott, Old Diary Leaves, Volume I (1874-1878), Páginas 120-21

1879

"A Sociedade Teosófica é formada com base numa Fraternidade Universal da Humanidade."
The Theosophist, abril 1880

The Theosophical Society, or Universal Brotherhood [Formed at New York, U. S. of America, October 30th, 1875.]
Principles, Rules, and Bye-Laws, as revised in General Council, at the meeting held at the Palace of H. H. the Maharaja of Vizianagram, Benares, 17th, December, 1879.
I.The Theosophical Society is formed upon the basis of a Universal Brotherhood of Humanity. (…).
(…)

The Theosophist, abril 1880

1881

1. Formar o Núcleo de uma Fraternidade Universal da Humanidade.
2. Estudar a literatura, a religião e a ciência Arianas.
3. Reivindicar a importância desta investigação e corrigir deturpações com as quais ela tem sido obscurecida.
4. Explorar os mistérios ocultos da Natureza e os poderes latentes do Homem, sobre os quais os Fundadores acreditam estar a Filosofia Oriental numa posição de lançar luz.

Suplemento de The Theosophist, junho 1881

1.º Objetivo

1881
Formar o Núcleo de uma Fraternidade Universal da Humanidade.

1886
Formar o Núcleo de uma Fraternidade Universal da Humanidade sem distinção de raça, credo ou cor.

1888
Formar o Núcleo de uma Fraternidade Universal da Humanidade sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.

1896
Formar um Núcleo da Fraternidade Universal da Humanidade sem distinção de raça, credo, sexo, casta ou cor.

2.º Objetivo

1881
Estudar a literatura, a religião e a ciência Arianas.

1886
Promover o estudo das literaturas, religiões e ciências Arianas, e outras literaturas, religiões e ciências Orientais.

1888
Promover o estudo das literaturas, religiões, filosofias e ciências Arianas, e outras literaturas, religiões, filosofias e ciências Orientais.

1890
Promover o estudo das literaturas, religiões, filosofias e ciências Arianas, e outras literaturas, religiões, filosofias e ciências Orientais, e demonstrar a sua importância para a Humanidade.

1894
Promover o estudo das literaturas, religiões, filosofias e ciências Arianas, e outras literaturas, religiões, filosofias e ciências Orientais, e demonstrar a importância desse estudo.

1896
Encorajar o estudo comparado das religiões, das filosofias e das ciências.

3.º Objetivo

1881
(4.º Objetivo) Explorar os mistérios ocultos da Natureza e os poderes latentes do Homem, sobre os quais os Fundadores acreditam estar a Filosofia Oriental numa posição de lançar luz.

1886
Um terceiro objetivo, seguido por uma parte dos membros da Sociedade, é investigar as leis inexplicadas da natureza e os poderes psíquicos do homem.

1888
[Inalterado, no entanto, com a seguinte cláusula:] Os membros interessados neste terceiro objetivo formam agora uma secção privada distinta da Sociedade sob a direção da Secretária Correspondente.

1890
Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes psíquicos latentes no homem.

1896
Investigar as leis inexplicadas da Natureza e os poderes latentes no homem.

Liberdade de Pensamento

A Sociedade Teosófica não impõe qualquer crença aos seus membros. A aceitação dos três objetivos é a única condição para se tornar membro. Nenhum instrutor ou escritor tem autoridade para impor os seus ensinamentos ou opiniões, e todos os membros têm igual direito de seguir qualquer escola de pensamento, sem obrigação de a impor aos outros. As opiniões ou crenças não conferem privilégios, nem infligem penalidades.

Este princípio foi formalmente consagrado numa resolução aprovada pelo Conselho Geral em 1924, que permanece como um dos documentos fundadores do espírito teosófico. A Sociedade reafirmou em 1950 a sua independência de qualquer outra organização, mantendo-se livre de filiações ou identificações externas.

O Emblema

O emblema da Sociedade Teosófica é composto por vários símbolos usados desde os tempos mais antigos para expressar conceitos espirituais e filosóficos profundos sobre o ser humano e o universo. A sua universalidade fica patente no facto de se encontrarem, sob variadas formas, nas grandes religiões mundiais e em culturas distintas.

Envolvendo o emblema está o lema da Sociedade: Não há Religião Superior à Verdade. A Verdade é a busca de todo o teósofo, seja qual for a sua crença, e todas as grandes religiões refletem, em certa medida, a luz da Sabedoria una, eterna e espiritual.

No centro dos dois triângulos entrelaçados está a Ansa, símbolo egípcio de grande antiguidade que retrata a ressurreição do espírito do seu encapsulamento na matéria, expressando o triunfo da vida sobre a morte e do espírito sobre a matéria. Os triângulos simbolizam as três facetas da manifestação, conhecida como a Trindade em várias religiões. O triângulo que aponta para baixo e o que aponta para cima simbolizam, respetivamente, a descida da vida do Espírito na matéria e a ascensão dessa vida da matéria para o Espírito.

A Ansa ou Ankh

A Estrela de David

A Serpente ou Ouroboros

A Suástica ou Cruz Ígnia

O Aum ou Om

A serpente que envolve os triângulos foi sempre um símbolo de Sabedoria. A serpente que morde a própria cauda representa o círculo do universo e a infinitude do processo cíclico da manifestação. A Suástica, ou Cruz Ígnia, representa as tremendas energias da natureza que incessantemente criam e dissolvem as formas através das quais tem lugar o processo evolutivo. Encimando o emblema está a palavra sagrada Aum do Hinduísmo em caracteres sânscritos, que representa a Trindade e a ideia da Palavra criadora que ressoa em todo o lado e sustenta o universo.

História

A Sociedade Teosófica nasceu de um conjunto de reuniões realizadas entre setembro e novembro de 1875 em Nova Iorque, por iniciativa de Helena Petrovna Blavatsky e Henry Steel Olcott. A 17 de novembro de 1875, Olcott proferiu o seu discurso inaugural, data que passou a ser considerada o Dia da Fundação da Sociedade Teosófica.

Em finais de 1878, os dois fundadores partiram para a Índia. Em 1882 estabeleceram a sede permanente da Sociedade em Adyar, Madras, criando o primeiro centro espiritual da organização. A Biblioteca de Adyar, inaugurada em 1886, tornou-se uma das mais avançadas instituições indológicas do mundo.

Ao longo do século XIX e XX, a Sociedade cresceu progressivamente sob a liderança de presidentes como Annie Besant, que a dirigiu de 1907 a 1933 e sob cuja presidência a Sociedade alargou a sua presença para mais de trinta e seis secções nacionais. Em novembro de 2025 celebrou o seu 150.º aniversário, continuando ativa em dezenas de países.

A Sociedade Teosófica no Mundo

A Sociedade Teosófica está presente em dezenas de países. O seu diretório pode ser consultado no site da sede internacional.

Ver Diretório Internacional

Presidentes Internacionais

Sociedade Teosófica de Portugal

A Sociedade Teosófica de Portugal é a secção nacional da Sociedade Teosófica de Adyar, fundada em 5 de setembro de 1921. Conheça a sua história, os seus Ramos e o seu trabalho ao longo de mais de um século.

Visitar página